No fim de 2024, foi concluída a construção do Centro de Reabilitação e Despetrolização Capixaba (CRD/CC), projeto financeiramente apoiado pela BRAVA, em cumprimento à condicionante específica da Licença de Operação n° 1621/2022. Essa licença está vinculada ao Sistema de Produção e Escoamento de Gás Natural dos Campos de Peroá e Cangoá, localizados na Bacia do Espírito Santo.
O CRD/CC, gerido pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), em Vila Velha/ES, desempenha um papel crucial no atendimento veterinário de animais resgatados pelos Programas de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e do Espírito Santo (PMP-BC/ES) e pelos Projetos de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE).
A nova estrutura aprimora significativamente a capacidade de reabilitação e despetrolização, consolidando o Espírito Santo como um polo de referência no cuidado à fauna marinha. O investimento representou um marco para as atividades do PMP-BC/ES, proporcionando uma infraestrutura moderna e eficiente para o atendimento a emergências ambientais. Com isso, o CRD/CC não apenas eleva os padrões de resposta ambiental na região, como também deixa um legado duradouro para a conservação da biodiversidade marinha no Estado.