Em março, a Brava iniciou as atividades do Plano de Comunicação Social (PCS) e Projeto de Educação Ambiental (PEA) nas comunidades da Bahia. As primeiras atividades marcam a retomada do INTERAGIR nas comunidades para o ciclo de 2025, que visa reforçar os aspectos de SMS, orientações sobre a operação da companhia na localidade, conscientização quanto a integridade de dutos e reforço da divulgação do Fale com a Gente (0800 0800 301).
Além disso, nestes primeiros eventos estão sendo apresentados os resultados alcançados no ano anterior e validado o plano de ação a ser implementado em 2025, referente às iniciativas de educação ambiental por eixos temáticos, conforme a ideia-força mapeada e trabalhada em cada comunidade: Organização Comunitária – Fortalecimento Institucional; Apoio técnico rural – Sustentabilidade no campo; Empreendedorismo Comunitário; e Identidade Cultural – Resgate, tradições e Conservação de Ecossistemas.
“Estas inciativas além de atender aos requisitos legais e condicionantes ambientais faz parte das diretrizes do Programa INTERAGIR da empresa, que visam desenvolver e apoiar iniciativas socioambientais estruturantes, que sejam participativas, que promovam efeito coletivo e resultados sustentáveis”, destaca Paola Marques, Analista Socioambiental.
Com uma agenda de atividades de campo até outubro/25 para cumprimento do processo de licenciamento ambiental e atendimento das mais de 40 comunidades dos polos Recôncavo e Rio Ventura, o INTERAGIR tem evento de culminância do ciclo previsto para novembro.
Para Ezequiel, liderança comunitária da comunidade de Arauaris: “Hoje, nós temos uma empresa que se preocupa com a questão do meio ambiente e com a comunidade, e vem desenvolvendo alguns projetos para a comunidade pensar no futuro dela, com essas oportunidades de desenvolvimento sustentável, para que no futuro as comunidades possam se sustentar, e isso é uma coisa bacana.”